107 animais foram avistados em setembro (Foto: Paulo Flores/ICMBio/PBF-Brasil)
107 animais foram avistados em setembro.

O Projeto Baleia Franca (PBF) avistou 107 baleias-francas em praias de Santa Catarina no sobrevoo de setembro. Destas, 51 eram filhotes. De acordo com os pesquisadores do Projeto, foi possível observar algumas baleias já encontradas em julho, como o filhote albino. O filhote foi visto na praia de Ibiraquera e desde então já ganhou peso. Além disso, a baleia Olívia, já avistada no mês passado e em outro ano, foi encontrada novamente junto com seu filhote, que nasceu este ano.

Baleias foram vistas no litoral catarinense (Foto: Paulo Flores/ICMBio/PBF-Brasil)
Baleias foram vistas no litoral catarinense.
 

Conforme a equipe, a surpresa foi avistar uma baleia que foi encontrada no início de agosto ferida no Litoral Norte. Batizada como Mariscal, os especialistas afirmam que o animal está bem.

"O resultado deste sobrevoo com estas e algumas outras baleias conhecidas, além da grande quantidade de filhotes, um dos números mais altos que já registramos, demonstra a importância deste monitoramento aéreo e a continuidade das nossas pesquisas sobre a dinâmica, ocorrência, e distribuição das baleias no litoral catarinense", diz Paulo Flores, Analista Ambiental do Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio, que acompanha os sobrevoos.